Porto Velho adere à solução vSkySamu e passa a usar a tecnologia via satélite para agilizar atendimento

Capital de Rondônia passou a usar em maio o sistema que já atende mais de 650 cidades

Flávia Jardim 

Jornalista 

Imagina controlar todo o serviço de resgate e acompanhar as ocorrências do Serviço Móvel de Urgência (Samu) só por meio de papéis e telefone. Essa era a realidade até há algum tempo em Porto Velho, capital do estado de Rondônia, que tem mais de 539 mil habitantes. Mas desde maio, o Samu da cidade entrou na era digital e passou a utilizar a solução vSkySamu, desenvolvido pela empresa mineira Velp Tecnologia. O sistema, acessível tanto pela internet como por satélite, agiliza o contato entre a central de regulação e as ambulâncias.

Com a solução que já é usada por mais de 650 cidades, a equipe de regulação do Samu de Porto Velho pode acompanhar em tempo real todo andamento das ocorrências, inclusive o deslocamento das ambulâncias,  tornando o atendimento mais ágil e preciso.

O acesso ao vSkySamu é via web, mas onde não houver sinal de internet, ele utiliza a comunicação por satélite, o que permite que a central de regulação acompanhe o atendimento das ambulâncias em qualquer lugar.  Além disso, a solução controla todas as etapas envolvidas no resgate, desde o recebimento da ligação, a regulação médica, o acionamento da ambulância, o atendimento ao paciente até o fechamento da ocorrência.

Em entrevista concedida à Prefeitura de Porto Velho, a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, Francisca Nery, destacou que uma das grandes vantagens do sistema é realizar o monitoramento das ocorrências em tempo real e permitir maior controle dos serviços realizados, por meios de relatórios diários.

“O sistema diminuirá o tempo entre o chamado e o socorro à vítima, pois haverá integração com as ambulâncias. Também será muito útil para o registro de trotes, pois as ambulâncias são equipadas com GPS”, destaca a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da  Secretaria Municipal de Saúde, Francisca Nery.

Segundo o técnico da Velp e responsável pela implantação da plataforma em Porto Velho, Renato Almeida, o vSkySamu agilizará muito o atendimento na capital e no distrito de Jaci Paraná, onde também será utilizado. “O município deu um salto de tecnologia, pois antes usava apenas papel para controlar todo o atendimento do Samu, que é complexo e requer agilidade. Agora, com o vSkySamu, eles terão uma maior comunicação entre a central e as equipes de atendimento e um melhor tempo-resposta, o que é crucial na hora de salvar vidas”. 

Precisão

Para que a equipe da ambulância não perca tempo à procura do endereço da ocorrência, o sistema ainda faz a conexão imediata com os aplicativos Waze ou Google Maps, que indicam a localização exata onde terá que ser feito o atendimento.

“É possível também informar o código de saída para o atendimento da ocorrência, deslocamento e chegada ao hospital, bem como a situação do paciente de maneira fidedigna, inclusive com fotos e vídeos, se necessário”, explica Almeida.

Aplicativo 

O sistema também disponibiliza o aplicativo “192 Fácil”, que será utilizado pela população. Em vez de ligar para o Samu, o morador acessará o app e fornecerá as informações do paciente para a Central de Regulação, que fará o encaminhamento com a maior rapidez possível.



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