Velp completa 20 anos investindo cada vez mais em soluções escaláveis !

Por Flávia Jardim – jornalista

20 anos! Em Junho de 2022, a Velp Tecnologia completou duas décadas de existência usando a tecnologia para transformar e facilitar a vida das pessoas. E celebrar a data é motivo de orgulho, já que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 37% das empresas sobrevivem após cinco primeiros anos.

Muitas histórias para contar!

Tudo começou da vontade do CEO da empresa, Paulo Henrique Lossio Barros, de empreender. A vocação para os negócios veio do pai, José Marcos Sanches, que sempre o incentivou. Assim surgiu em 2002 a Velp – o nome aliás é uma junção de velocidade e palm top, computador móvel muito usado naquela época assim como o coletor de dados. A empresa surgiu, como conta Barros, com o objetivo de desenvolver soluções para computação móvel. Na época, ele recebeu o convite do Instituto Inovação, em BH, para a Velp fazer parte do programa de aceleração de empresas. Mas, meses depois, Barros decidiu caminhar sozinho e desenvolveu sistemas voltados para a fiscalização, principalmente para órgãos públicos, como o CREA, Vigilância Sanitária e IBAMA.

“Fazíamos projetos específicos conforme a demanda. Por muitos anos, trabalhei sozinho, em uma sala dentro de outra empresa de tecnologia, a Reta Informática, mas sempre com o incentivo do meu pai, que se tornou depois diretor comercial da Velp. Aos poucos, fomos crescendo e ganhando colaboradores”, conta.

Os anos foram passando e as soluções da Velp passaram também por transformações para se tornarem cada vez mais escaláveis, atendendo assim a um público cada vez maior. Em 2010, as soluções passaram a agregar tecnologia e trabalho de campo, como o Cadastramento de Engenhos de Publicidade (CADEP) e o serviço de leitura de água agregado ao sistema de gestão comercial para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para Governador Valadares. Depois, a Velp passou a desenvolver soluções com a tecnologia de comunicação via satélite. Assim surgiram produtos como VSkySamu, que facilita e agiliza a comunicação das centrais com as equipes de atendimento do SAMU, e o VSkyMeter, que realiza medição de energia elétrica via satélite.

Assim a Velp cresceu, e hoje possui mais de 60 colaboradores estando presente com sistemas em estados de todo o país – só com o VSkySamu são mais de 700 municípios atendidos. Para Barros, o caminho é continuar investindo em soluções cada vez mais escaláveis, ou seja, que usem a tecnologia para impactar cada vez mais pessoas.

E qual o segredo para empreender no país?

Na opinião do CEO da Velp, é preciso entender o chamado custo de oportunidade, escolhendo com sabedoria qual é o foco da empresa e quais projetos devem ser desenvolvidos. “Afinal empreender não é fácil, mas é muito bom ver nossas criações fazendo diferença e transformando vidas”.



Deixe um comentário