Coronavírus: vSkySamu gera relatórios específicos de atendimento à doença

Ferramenta que faz parte da solução criada pela Velp Tecnologia auxilia as centrais do Samu a planejar ações de enfrentamento à Covid-19

Flávia Jardim – jornalista

Com mais de 4 mil mortes no Brasil até o dia 24 de abril, o novo coronavírus (Covid-19) mudou a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no país e exigiu  um controle mais rigoroso e rápido de suas ações.

Por isso, para auxiliar os consórcios do Serviço Móvel de Urgência (Samu) a monitorar a evolução da doença e planejar melhor o atendimento, a Velp criou um novo tipo de relatório na solução vSkySamu. Atendendo a cerca de 600 municípios, esse sistema agiliza a comunicação entre a central de regulação do Samu  e as ambulâncias.

Uma das importantes funcionalidades da solução já era a geração de dados, mas com o avanço da pandemia no Brasil, a Velp criou um relatório específico para gerenciamento de informações de pessoas com suspeita ou sintomas de coronavírus  atendidas pelo serviço móvel de urgência.

Com esse relatório, os consórcios do Samu podem verificar o total de ocorrências de pacientes com suspeita ou sintomas da doença, estratificadas por dia e por município, além de monitorar para qual unidade os usuários foram encaminhados.

Com os dados gerados pelo relatório, é possível verificar, por exemplo, que, após o início do isolamento social, ocorrido por volta do dia 20 de março, o número de atendimentos total do Samu acabou caindo ao longo das semanas se comparado ao mesmo período do ano passado, chegando a uma média diária de 750 ocorrências em abril. Em 2019, nesse mesmo período, era uma média de  900 atendimentos diários. Já o número de atendimentos relacionadas a Covid-19 atendidas pelo Samu tem sido uma média de 28 por dia.

De acordo com a coordenadora estadual dos Serviços Móveis de Urgência e Emergência do Estado de Minas Gerais, Adriana Rodrigues, com o isolamento social, houve uma diminuição drástica dos traumas e outras ocorrências gerais atendidas pelo Samu. “Com a Covid-19 e o isolamento social, o Samu pode se ater mais ao seu papel de realizar o atendimento de urgência”, afirmou.

Adriana também ressaltou que com base nos relatórios específicos sobre atendimentos de coronavírus gerados pelo vSkySamu é possível planejar melhor o atendimento, ajudando inclusive a dimensionar o número necessário de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para as equipes. “Os dados gerados por esse relatório da Velp nos ajudaram a nortear e planejar como o Samu poderia estar mais preparado para atender essa demanda do coronavírus e a direcionar as nossas ações”, ressaltou.

Saiba mais

Outra importante funcionalidade do vSkySamu é que ele possibilita uma comunicação ágil e eficiente entre a central e as equipes de atendimento em qualquer lugar, combinando as tecnologias 3G/GPRS e de satélites geoestacionários de última geração. O sistema possui como diferencial a comunicação via satélite em áreas remotas, onde não funcionam os meios tradicionais, como radio e celular, possibilitando assim uma comunicação eficaz, ágil e segura.

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