Samu recebe quase 2 milhões de ligações no ano

Número é referente a sete consórcios de Minas Gerais que usam a solução Velp; sistema monitora dados e proporciona uma comunicação rápida e eficaz entre a central e as equipes.

Flávia Jardim – jornalista

192! Esse número já é amplamente conhecido pelos brasileiros quando é preciso acionar o Serviço Móvel de Urgência (Samu) na hora de socorrer uma pessoa. Mas você tem dimensão de quantas ligações as equipes do Samu receberam em Minas Gerais só no ano de 2019? Foram, ao todo, 1.856.726 telefonemas para sete consórcios responsáveis pelo atendimento em mais de 540 municípios mineiros. Os dados foram gerados pela solução vSkySamu, sistema criado pela empresa Velp Tecnologia que agiliza a comunicação entre a central de regulação do Samu e as ambulâncias.

Desse universo de quase 2 milhões de ligações recebidos por esses sete consórcios, foram realizados 606.735 atendimentos, que incluem orientações médicas prestadas às pessoas por telefone e até o envio de uma equipe ao local para prestar socorro ao paciente.  Isso representa 1.662 atendimentos por dia, o que demonstra a importância do serviço do Samu para a população.

Todos esses dados constam nos relatórios emitidos pela solução vSkySamu, que permite um completo gerenciamento de informações do serviço móvel de urgência, gerando estatísticas sobre o motivo do atendimento, idade do paciente, tempo médio de resposta, chamadas por município, dentre outros.

Um dos atendimentos feitos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Oeste de Minas Gerais (CIS-URG OESTE), que foi registrado pela solução Velp, emocionou os socorristas do Samu. No dia 29 de julho, a equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) da cidade mineira de Divinópolis atendeu a uma gestante que estava em trabalho de parto de gêmeos.  Um dos bebês, Davi, acabou nascendo dentro do carro que conduzia a paciente para o hospital.

“Os primeiros atendimentos pós-parto foram realizados (…) e o trajeto até o Complexo de Saúde São João de Deus para o nascimento do outro bebê foi concluído na ambulância”, relatou a equipe do Samu da região em sua página no Facebook.

E essa importância do levantamento dos dados é destacada por quem atua no Samu. “O maior benefício do uso do sistema Velp é a facilidade de comunicação entre a Central de Regulação com as equipes operacionais, além da precisão nos dados. Torna o atendimento rápido, prático e com informação em tempo real, além de mais tarde, gerar relatórios gerenciais para análise de dados”, afirmou o secretário Executivo do CISSUL Samu, Jovane Ernesto Constantini, ao site da Velp.

Comunicação via satélite

Outra importante funcionalidade do vSkySamu é que ele possibilita uma comunicação ágil e eficiente entre a central e as equipes de atendimento em qualquer lugar, combinando as tecnologias 3G/GPRS e de satélites geoestacionários de última geração. O sistema possui como diferencial a comunicação via satélite em áreas remotas, onde não funcionam os meios tradicionais, como radio e celular, possibilitando assim uma comunicação eficaz, ágil e segura.

Quer saber mais acesse o nosso site: www.velp.com.br.



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