Leitura de energia em áreas remotas com vSkyMeter

O que as bombas de irrigação usadas nas plantações de Jaíba, localizada no Norte de Minas Gerais, têm em comum com os canaviais do interior de São Paulo? Ambos são locais remotos (de difícil acesso), onde a cobertura dos meios de comunicação tradicionais – rádio e celular – é falha e onde até mesmo enviar equipes para medir a energia elétrica se torna um trabalho árduo, com grande gasto de tempo e de recursos humanos.

Para facilitar essa tarefa para as companhias de energia elétrica, a Velp criou a solução  vSkyMeter, que realiza a telemedição em áreas remotas utilizando a comunicação via satélite. Para isso, é instalada no medidor uma remota satelital, que coleta e transmite os dados via satélite. As informações são captadas por um sistema de gestão, que faz o georeferenciamento e acompanhamento todo o status da comunicação.

Com a solução da Velp, foi possível automatizar a leitura para esse grupo de clientes onde os meios de comunicação tradicionais não funcionam, utilizando uma solução de fácil instalação. É usada uma pequena antena que não exige que seja apontada de maneira precisa para o satélite para fazer uma comunicação eficiente e segura, podendo ser instalada pelos próprios leituristas.

A solução também tem um custo menor – quando comparado à atividade de leitura presencial, além de possibilitar o acompanhamento diário dos dados de consumo.

Por todas essas vantagens, a solução desenvolvida pela Velp é utilizada por várias companhias de energia, como CPFL e Elektro, ambas em São Paulo, RGE (RS), e a Cemig (MG), que só nos últimos meses instalou mais de mil unidades por todo o estado mineiro, sendo cerca de 20 na região de Jaíba. Hoje, a Cemig já possui mais de 1.650 equipamentos instalados.

Flávia Jardim – jornalista