Fênix Talks: incentivo ao empreendedorismo e a novas startups

Evento, que irá debater modelo do negócio, acontece no auditório da Velp Tecnologia nesta quinta (10)

As startups estão em franco crescimento no país. Segundo dados da ABStartups (Associação Brasileira de Startups), a instituição passou de 2,5 mil associados em 2012 para mais de 4,2 mil empresas do tipo. Estima-se que o Brasil tem mais de 10 mil negócios desse modelo, que movimenta bilhões.

E é justamente para debater os desafios de como transformar uma boa ideia em uma startup rentável e para disseminar a inovação e empreendedorismo em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, que o movimento Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo se uniu a empresa Velp Tecnologia para promoverem a 1ª edição da Fênix Talks 2018. O evento, que será realizado nesta quinta-feira (10) no auditório da Velp, traz três palestrantes para debater o mercado das startups.

O mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG e consultor na área de Inovação, Leandro Libério, apresentará alguns conceitos básicos deste universo e falará um pouco sobre as iniciativas em Minas Gerais para incentivar o empreendedorismo. “Vou apresentar uma visão geral sobre o ecossistema de inovação e quais são os principais atores e programas que apoiam esse ecossistema”, adiantou.

Outra palestrante será Caroline Nobre, especialista em Comunicação e Marketing e em Consultoria Empresarial, além de ser coordenadora de iniciativas de inovação e de novos negócios do programa Raja Ventures desenvolvido pela Raja Valley. Na palestra “Quanto Vale uma Ideia”, Caroline irá abordar os primeiros passos para transformar uma ideia em negócio e a importância de um processo colaborativo para tirá-la do papel.

O evento será encerrado com o Julio Figueiredo, CEO do Pop Recarga – uma startup de moeda eletrônica para pagamentos em dinheiro na Internet-, que oferecerá algumas dicas de como criar uma startup do zero. Figueiredo apresentará um pouco sobre a Pop Recarga, que começou em 2016 e hoje já possui 75 mil pontos de recarga em vários estados do país. “A cultura de startups tem crescido e precisamos buscar desenvolvê-la ainda mais. Se existe um ecossistema forte, vão vir novas startups e movimentar a economia da região. Por isso, esses tipos de eventos de empreendedorismo são muito importantes”, afirmou.

Ainda segundo Figueiredo, na sua palestra, ele irá mostra que os passos mais importantes para conseguir transformar uma boa ideia em uma startup bem sucedida são a execução e um time alinhado conduzindo o processo.

Já a organizadora do evento e agente de inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Gisele Ramos, enfatizou que o objetivo da Fênix Talks é oferecer iniciativas de apoio ao empreendedor para Betim, que abram espaço para novas discussões, que hoje só acontecem nos eventos da capital.

Gisele enfatizou a importância da parceria com a Velp no incentivo ao empreendedorismo. “O Marcos e o Paulo Henrique Barros (diretores da Velp) são grandes parceiros. Fazem parte do nosso movimento de trazer inovação para Betim desde o início, tanto que foram apoiadores do 1º Startup Weekend, e agora estão sendo também do Fênix Talks”.

Segundo o diretor executivo da Velp Tecnologia, Paulo Henrique Barros, eventos como esse são importantes no fomento do empreendedorismo da cidade e região. “Betim, apesar de ter vários cursos superiores na área tecnológica, ainda possui poucas empresas na área. Também faltam oportunidades para troca de experiência entre gestores e empreendedores. Por isso, esses eventos são importantes para fortalecer o empreendedorismo no município e região”.

Para garantir sua participação na primeira edição da Fênix Talks, basta solicitar sua entrada com o valor de R$ 10 no link abaixo: https://www.sympla.com.br/fenix-talks—1-edicao__283894



Deixe um comentário